Não jogue sua felicidade nas mãos de outras pessoas: primeiro, porque existem pessoas que não estão preocupadas; segundo, pois, mesmo que alguém se preocupe, ninguém é obrigado a carregar tal responsabilidade.
A responsabilidade por sua felicidade é um fardo que somente vc deve carregá-lo e cuida-lo com todas suas forças. Por ser um grande fardo, não sobrecarregue as demais pessoas (que já têm os próprios fardos) nem deixe que sobrecarreguem vc (pois vc já tem o seu).
Não existe comparação entre fardos maiores ou menores, pois vc tem que cuidar somente do seu fardo e não do fardo dos outros.
O tamanho dos fardos depende de cada pessoa, que pode incluir e retirar o que desejar. Aí está a necessidade da simplicidade na vida das pessoas, pois, quanto mais simples a sua vida, menor o fardo e mais rápida será a felicidade. Aqueles que desejam os bens materiais ficam dependendo deles para sua felicidade, aumentando o seu fardo e demorando um pouco mais para atingir a própria felicidade.
Cada um é livre para escolher o tamanho da responsabilidade pela própria felicidade, lembrando-se que essa responsabilidade é sua e ninguém tem o dever de carregar o seu fardo. Assim, se vc o encheu com muitos desejos, terá que arcar com o maior peso. Seus desejos são de sua exclusiva responsabilidade.
Se cada um cuidar da própria felicidade, não haverá sobrecarga de responsabilidade, fazendo com que todos sejam felizes sem ter que fazer esforços além de seus limites.
Apesar de parecer egoísta (cuidar somente da própria felicidade), este pensamento é solidário se ensinado e aprendido por todos, trazendo uma distribuição igualitária e justa da responsabilidade pela felicidade social.
Cuidar da própria felicidade ajuda o desenvolvimento pessoal de cada um.
Se quer ajudar alguém, ensine-o como cuidar da própria felicidade. Dê a vara de pescar, não o peixe.
Forneça os meios para que cada um possa atingir sozinho o seu resultado (felicidade).
Ao ajudar alguém, tenha paciência. Se é difícil saber o conteúdo e tamanho do próprio fardo (responsabilidade pela própria felicidade), imagina como é aprender a carregá-lo sozinho.
Se precisa ser ajudado, busque somente os meios para sua felicidade, não prejudique quem quer lhe ajudar, aumentando o peso do fardo dessa pessoa. Os seus resultados devem ser atingidos por vc, não podendo exigi-los dos demais, principalmente daqueles que desejam te ajudar.
As vezes alguns de seus desejos, por mais pessoais e importantes que sejam, podem ser temporariamente adiados em prol da ajuda (fornecimento dos meios) a outras pessoas. Cabe a cada um decidir o que é mais importante.
Em suma, cuide pessoalmente da própria felicidade (esse fardo é só seu). Não deixe ou exija que outras pessoas cuidem de sua felicidade (elas têm que cuidar dos próprios fardos).